DANIELA SANTOS

Sou natural de Alcoentre, uma vila pequena do Ribatejo que nos meus tempos de criança apostava muito nas coletividades.

 

Em 1998 como “espia da minha mãe” segui a minha Irma mais velha e ingressei nas danças de salão de competição, nuns casais: os Casais das Boiças. A minha casa durante 12 anos. Tornamos aquela escola, logo nos primeiros anos, numa das melhores do país. Aprendi que os mais carenciados também podiam vingar. Eu podia vingar. Mas só muito mais tarde me apercebi que tinha conseguido. Naquela altura eu dançava com fatos de carnaval que emprestavam à minha mãe ou retalhos de roupas também cedidas pelas “senhoras ricas”. Eu calçava umas Sabrinas cinzentas com brilhantes que me sentia praticamente descalça ou umas azuis que eram aquelas de ir à missa ao domingo ou aos casamentos (que eram raros porque não havia dinheiro para prendas).

Há um ano eu criei o DanceShowRoom by Daniela Santos.

Hoje, eu tenho o único negócio de roupas das melhores marcas do mundo para Aluguer, compra e/ou troca/retoma e permito a que miúdas como eu possam não ser prejudicadas por não haver dinheiro para investir em roupas.

Hoje, eu sou a cara de uma marca de sapatos, patrocinada e revendedora. Hoje, eu tenho um espaço físico que permite todas as dançarinas sonhar nem que seja enquanto experimentam os vestidos. E se tiver de ajudar também o faço - meto o coração em tudo o que faço.

Aos 16 anos (2008) fui recrutada para integrar o grupo de bailarinos do Danca Comigo, programa da RTP, num projecto do Parque Mayer. Ali eu soube que estava a começar a viver o meu maior sonho de criança. Aquele que se riam quando falava que um dia iria acontecer: um dia eu trabalharia em televisão. Aos 17 anos isso acontece quando sou convidada para assistente de coreógrafo dum programa novidade: o achas que sabes dançar (sic), versão portuguesa do So you think you can dance.

Com 18 anos e quando entro na melhor faculdade de comunicação social do país começo a grande aventura da minha vida: partir para a cidade. Lisboa acolheu-me e a margem sul também. Troquei de parceria e fui dançar com o André Branco, também campeão inúmeras vezes.

Aos 19 anos (2011) torno-me concorrente de mais um programa novidade: Portugal tem talento, a versão portuguesa do Got Talent, onde chego as semi-finais. Na competição integro a primeira selecção nacional da FPDD e sagro-me o par mais apurado de sempre para representações nos campeonatos da Europa e do mundo (13 num só ano). Aos 21 anos (2013) faço aquele que é para mim o programa da minha vida, mais um programa novidade: dança com as estrelas (tvi) , a versão portuguesa do dancing with the stars, que já vai na 4 edição. Em 2015 volto a fazer o Programa Achas que sabes dançar na Sic mas desta vez como coreógrafa de danças de salão.

 

Depois de uma pausa de mais de 2 anos para uma especialização em apresentadora de tv e rádio na ETIC, regresso à competição em 2016 com o Miguel Ângelo meu actual par de competição e de trabalho. Somos atualmente os vencedores do ranking português na categoria mais alta - profissionais e lideramos a academia Mdance em Lisboa, que já conta com muitos alunos e muitos campeões. Em 2017 integrei o grupo de concorrentes finalistas do programa novidade lets dance, com uma componente reality show. Fui várias vezes finalista e campeã de todos os escalões mais altos da federação portuguesa de dança desportiva mas de todas as vitórias a minha maior vitória é o meu público. É cada uma das pessoas que me aplaude e faz sentir realizada. Afinal sem vocês eu não teria conseguido e nunca me canso de agradecer: Obrigado!

 

De cada uma das fases da minha vida que a minha história me fazia chorar, as pistas faziam-me sorrir.

A dança é a minha identidade, porque na pista eu sempre decidi quem sou. Não sou filha de ti, Irma, prima ou amiga de, eu sou a Daniela Santos. E essa é pra mim a maior vitória de um ser humano: distinguir-se de alguma forma.

Não é ser o melhor, é ser alguém.

Diferente. Marcante.

  • Facebook Daniela Santos
  • Instagram Daniela Santos
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now